domingo, 18 de novembro de 2012

Tratamento de Alzheimer com Florais

Matéria reeditada em 24/02/2013

Muitas vezes é  difícil tratarmos algo tão condenado pela ciência, como são os casos de  doenças degenerativas, onde a ciência não tem um caminho efetivo de cura, mas eu não abro mão de pensar que os florais sempre fazem diferença ajudando na melhoria da qualidade de vida do paciente.
O tratamento do Alzheimer é idêntico a de outros tratamentos: É preciso fazer um pequeno histórico da vida do paciente e ver o que ele deixou para trás. Precisamos olhar os traumas e a forma de vida que aquela pessoa levou. Cada um carrega dentro de si leitura diferente do que o mundo lhe traz.
O que é traumatizante para um, pode ser imperceptível para o outro.
Gosto de fazer o tratamento em etapas e gosto de começar dando colo, envolvendo o paciente em uma energia acolhedora, materna,  aí podemos aplicar a Leucantha e fórmula Leucanta do Sistema Florais de  Saint Germain, temos também o Mariposa Lily ,  o Angélica do Sistema Florais Da Califónia, O Chicory e o Holly do Sistema de Florais de Bach podemos incluir um floral para choque, trauma ou começar esta etapa um pouquinho depois, num momento onde estamos com mais dados sobre a vida da pessoa.
Só a título de desenvolvermos um pensamento relacionando os sintomas com alguns florais apresentamos alguns aspectos que podem ser considerados, lembrando que cada caso deve ser tratado de forma mais individual  e exclusiva possível, evitando as generalizações.

Florais para trauma, para limpar experiências fortes que o paciente  carrega na sua a história de vida.

Florais para medos e pânico,  quando é apresentado no quadro e dependendo do grau o floral escolhido se será diferente para um ou outro pois ocpânico é um medo mais extremado, fora de controle. 

Florais para auto-controle pois faz parte do quadro da doença a perda de controle dos movimentos, da fala e outros.

Florais de mudança são recomendáveis pois a doença aparece num momento de transição de idade.

Florais para memória pois ela é profundamente atingida.

Florais de acolhimento, neste caso porque parece existir um sentimento de abandono, há uma solidão que ronda e eh presente em torno das pessoas.

Os Florais de limpeza e proteção serão também bem vindos no tratamento.

Considero importante que o Terapeuta Floral não tente  resolver tudo de uma só vez pois o paciente vem com uma carga emocional de uma vida inteira, preferindo o tratamento em etapas que  permite enxergar um pouco melhor os efeitos e a evolução das melhorias experimentadas pelo paciente.

Para mim é difícil não entrar na vida familiar pois fatalmente quando vemos alguém próximo entrar na doença pensamos em nós,temos medo, ao mesmo tempo precisamos ter forças para acompanhar aquela história, quando a pessoa próxima não quer tomar, podemos usar uma  fórmula de ambiente com florais adequados àquela situação.

Para finalizar precisamos lembrar que a escolha dos florais, as respostas e o tempo que elas virão, vai depender de cada um, todo tratamento é assim, mesmo o tratamenti halopático. Cada corpo, cada pessoa, reage de uma determinada forma. O importante é sabermos que só o fato do paciente dizer SIM para TERAPIA FLORAL já é prova mais que suficiente que ele vê nela uma alternativa de melhoria e cura.




Um comentário:

  1. Gostaria de saber sobre o tratamento de pessoas portadoras de Alzheimer com os florais de Saint Germain:
    - O que melhora na pessoa?
    - Quanto tempo leva para os florais começarem a fazer o efeito desejado?
    - É adequado tratar também o familiar mais próximo
    - De que maneira os florais atuam?


    Perguntas feitas por Susan Schneider (Terapeuta Floral), veja seu perfil na guia Terapeutas no Brasil

    ResponderExcluir

Seu comentário será enviado a autora do blog que fará a publicação do mesmo. Grata pela colaboração. Leila

Postagem em destaque

Vocação e Florais

   "Orientar nossas escolhas de acordo com nossa ALMA é receita de sucesso em qualquer segmento de nossas vidas"  A todo momen...