Perguntas e respostas


O que são os Florais ou Essências Florais?

As Essências florais São extraídos de flores encontradas em seu habitat natural.

As flores são colhidas e colocadas em água pura, esta água recebe as informações (propriedades) de cura da flor e estará pronta para ser transformada em Floral. O Floral irá transmitir as propriedades de cura da flor para quem o utilizar.

Os Florais atuam nos nossos corpos sutis e o tratamento com eles está classificadas no campo da medicina não convencional chamada Medicina Vibracional.


O que é a Terapia Floral?


A Terapia Floral pode ser considerada parte do Movimento holístico de saúde, onde uma gama de modalidades, tanto tradicionais quanto modernas apoiam o bem-estar corpo/mente. uma das forma de tratarmos nossas emoções sem prejuízos para o nosso corpo físico.

É uma das forma de tratarmos nossas emoções sem prejuízos para o nosso corpo físico. Utilizando a frequência (informação) de cura existente nas flores transformamos estados emocionais negativos, mudamos nossa forma de pensar e de ver o mundo.

Levando-se em conta que somos “SERES EMOCIONAIS”, quando tratamos nossas emoções levamos saúde e bem estar para nosso corpo físico.

A terapia das flores age no plano mais sutil da pessoa. Seu efeito, reconhecido em 1976 pela Organização Mundial de Saúde, auxilia na harmonização dos corpos (etérico, emocional e mental) e facilita o livre fluxo das energias através da personalidade. Dr. Bach traz explicações sobre sua terapia e sobre a aplicação em cada circunstância, assim como sobre a natureza das enfermidades e a forma de dominá-las, permitindo que o organismo descubra o caminho até a verdadeira saúde interior.


Como os Florais atuam no nosso corpo?

Utilizando a frequência (informação, propriedades) de cura existente nas flores transformamos estados emocionais negativos, em estados mais positivos e saudáveis.
“Mudando nossas emoções, mudamos também a forma de enxergar o mundo e consequentemente mudamos nossa postura, nossas reações, diante dos fatos da vida e diante de nós mesmos.”

Somos “SERES EMOCIONAIS”, quando tratamos nossas emoções levamos saúde e SAÚDE E BEM ESTAR para nosso CORPO FÍSICO.


Quem pode fazer uso dos Florais?

Qualquer SER VIVO! Seres Humanos, animais, plantas e até em ambientes onde moramos e trabalhamos. As Essências são campos de consciência em ação, se expandem e atuam de diversas formas, como ondas de frequência quando lançamos no ar, elas se propagam nos corpos e no espaço onde são aplicadas, trazendo para eles suas virtudes.

Pessoas de qualquer faixa etária podem fazer uso dos Florais, contudo é importante observar que existem diversas formas de conservação: Brandy, vinagre, água e outros. Só para citar não damos florais em Brandy para bebês. O Terapeuta deve encontrar a forma de uso, meio e dosagem mais adequada para seu paciente.


Como e onde surgiu?

O precursor da terapia floral foi o médico Inglês Edward Bach.
Bach, nasceu em 1886, Moseley, Inglaterra, cresceu mostrando grande amor pela natureza e interesse especial em aliviar o sofrimento humano. Reconhecido médico homeopata e patologista em saúde pública, Segundo ele, para se recuperar de uma doença, é preciso ter uma mente sã. Dr. BACH completou sua obra com a descoberta dos "Florais de Bach" onde tinha como máxima:



   Dr. Edward Bach
"Cura-te a ti mesmo.



Em que situações posso utilizar a Terapia Floral?

Em estados emocionais que nos são prejudiciais como tristeza, depressão, raiva, perdas de pessoas queridas, perdas afetivas, rompimentos, mudanças de qualquer natureza, dúvidas, indecisões, após um acidentes, estados febris, bronquite, asma, estados graves de doenças como câncer, AVC, Alzheimer, escolhas e indefinições profissional e vocacional, etc...

É importante observar que em casos onde já existe os sintomas físicos de doença instalada, a Terapia Floral não substitui o tratamento convencional nem dispensa a necessidade do médico especialista, mas ela serve de suporte para que ocorra a recuperação integral da pessoa que a utiliza.


Quais os benefícios da terapias Floral?

Todos nós possuímos estados emocionais que repetimos esporadicamente, muitos de nós apresentamos as mesmas reações diante de circunstâncias que não aceitamos, A TERAPIA FLORAL permite que experimentemos estados emocionais mais positivos diante destas situações, melhorando nossa forma de ver e interpretar estes acontecimentos.

“É como mudar de óculos, mudamos a lente para melhorar a visão do mundo e consequentemente mudamos nossa postura diante da vida e até mesmo diante de nós mesmos.”


Quantos sistemas existem?

São muitos sistemas de Florias, utilizados no Brasil e no mundo. As pesquisas não cessam e sempre surge algo novo no universo das ESSÊNCIAS VIBRACIONAIS: Florais de Bach (Inglaterra), Florais de Saint Germain (Brasil), Florais da Califórnia (Califórnia) e muitos outros.


Quem pode indicar o uso dos Florais?

O Dr. Bach, ao descobrir os florais permitiu também a automedicação, contudo devemos considerar que é necessário que exista uma boa dose de conhecimento a respeito das Essências e também que a pessoa tenha um bom autoconhecimento para que o uso possa ser efetivo tanto na aplicação como na auto aplicação.

Como podemos aprender a respeito dos Florais?

Existem livros, revistas, sites, cursos, encontros e seminários que falam especificamente de como podemos utilizar os florais. Estes cursos são feitos tanto por pessoas interessadas que desejam se tornar terapeutas como por aquelas que desejam trabalhar seu autoconhecimento e utilizar as Essências para si e para os familiares e amigos.


Quem são os profissionais aptos a aplicarem a Terapia Floral?
Para os que apenas desejam tratar-se utilizando os Florais, é recomendável que a pessoa procure um profissional que tenha uma formação técnica no assunto e que seja credenciado em um órgão de classe e portar a carteirinha emitida por este órgão, poderá também ter seu registro de terapeuta na prefeitura da cidade onde mora.

Atualmente existem Associações e Sindicatos nos principais estados do Brasil.


A Terapia Floral está regulamentada no Brasil?

Parecer do Dr Forbes, da OMS, Organização Mundial de Saúde, 1983, “Cada remédio floral trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala."

A Legislação do Brasil está caminhando para a regulamentação da profissão de terapeuta floral, classificando esta prática dentro das “PRATICAS INTEGRATIVAS DE SAÚDE” e criando a figura do TERAPEUTA HOLÍSTICO.


Como deve ser a postura do paciente na Terapia Floral?

Dr. Bach nos deixou a seguinte frase: “Cura-te a ti mesmo”
Não é suficiente querer mudar, é necessário esforço diário. A mudança é consequência de um trabalho de auto observação que devemos estar prontos para fazer diariamente. Tiramos o foco do outro e colocamos em nós mesmos, agindo assim vamos concluir que este é o melhor trabalho que temos a fazer, empregar nossas forças para a transformação de nós mesmos.


Qual o papel do Terapeuta Floral?

O Terapeuta é a pessoa onde o paciente deve encontrar ressonância, ou seja , ele vai exercer sua capacidade de escuta e compreensão das questões expostas pelo paciente.

Atualmente várias áreas do segmento da saúde utilizam o Floral como coadjuvante do tratamento psico-emocional do ser humano, vendo nos florais uma forma de melhorar a qualidade de vida de seus clientes.

Quais e quantos são os sistemas existentes?

Atualmente existem muito sistemas de Florias, utilizados no Brasil e no mundo, as pesquisas não cesam e devido aos estudos e pesquisas em andamento, sempre surge algo novo no universo das ESSÊNCIAS VIBRACIONAIS: Florais de Bach, Florais de Saint Germain, Florais de Minas, Florais de Gabriel (Brasília), Florais do Cerrado (Brasília), Florais de Lara, Californianos, Alasca, etc...

Vale à pena citar que já é realidade a retirada de essências vibracionais de pedras (cristais).


Onde posso comprar os Florais?

Podemos encontrar os florais na grande maioria das farmácias homeopáticas e/ou de manipulação, contudo cada farmácia escolhe os sistemas que vai comercializar para seus clientes.
Muitos terapeutas também possuem as essência nos vidrinhos da solução estoque* para manipular e fornecer a seus clientes.

*Vidrinho utilizado na farmácia para fazer os florais de seus clientes.

É importante observar que além do Brandy os florais podem ser feitos em outro veículo, agua, vinagre, glóbulos e pastilhas já estão sendo utilizados.

Todos os direitos reservados,autora do blog, Leila Menezes Xavier
Psicoterapeuta Junguiana,Terapeuta Floral, Reikiana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado a autora do blog que fará a publicação do mesmo. Grata pela colaboração. Leila

Postagem em destaque

Vocação e Florais

   "Orientar nossas escolhas de acordo com nossa ALMA é receita de sucesso em qualquer segmento de nossas vidas"  A todo momen...